Está com a razão quem diz que a moda sempre se reinventa, e o que está na moda hoje já esteve ontem, e vice versa. É, devemos mesmo escutar nossas mães quando elas nos mandam guardar bem certas peças, pois poderemos usá-las em futuro não muito distante!
Encontramos prova disso quando reviramos o túnel do tempo das coleções de uma das marcas mais tradicionais, chiques e famosas de todos os tempos: a italiana Versace.
A Versace foi fundada em 1978, por Gianni Versace. Em 1997, Gianni faleceu, e sua irmã Donatella assumiu o comando. A marca teve seu "boom" nos anos 80 e no início dos anos 90, quando algumas das mais requisitadas supermodels do mundo (Christy Turlington, Naomi Campbell, Cindy Crawford, entre outras) faziam suas campanhas; mas o fato é que Versace nunca deixou de ser um clássico.
E por falar em clássicos, a Versace sempre gostou de deixar sua marca na moda. Um dos traços peculiares das coleções são a frequência das fendas e dos brilhos, herança da época em que o adolescente Gianni ajudava sua mãe a bordar perdas preciosas em tecidos.
Revirando o passado, percebemos que a Versace sempre antecipou tendências fashion, abriu caminhos para estilos que se consolidaram anos mais tarde, e se tornou ícone, referência e inspiração para vários outros estilistas. Querem ver como é verdade? Olhem só uma foto de uma campanha da Versace nos anos 90, em que a modelo usava calça de couro, peça que teve seu auge no inverno do ano passado, e jaqueta militar, tendência de dois anos atrás:
A Versace também saiu na frente com vários outros itens. Décadas depois de vê-los nas passarelas de Milão, vimos no corpo de celebridades e blogueiras do mundo fashion dos dias atuais.
Na campanha primavera/verão de 1987, a lindíssima Cindy Crawford posou para um editorial usando um vestido laranja com franjas. Mais de duas décadas depois, os vestidos com franjas voltaram à moda.
Olhem também este vestido vermelho, também de uma coleção de 1987, e comparem com o vestido usado por Flávia Alessandra na capa da revista Manequim de janeiro de 2010:
Na versão alta costura da coleção de inverno de 1992, a Versace chamou a atenção com peças de couro, no maior estilo sadomasoquista (coincidência ou não, foi no mesmo de lançamento do álbum "Erotica", de Madonna):
Quase 20 anos depois, não é que o estilo voltou à tona?
Basta comparar as peças das fotos acima com modelos como este, ao lado, e também com o modelito usado pela cantora Fergie no Billboard Music Awards 2011, da marca Hervé Leger, assinado por Max Azria.
E até mesmo o famoso mullet dress, que estourou por volta de 2010/2011 e até hoje faz a cabeça das famosas, já estava presente nas coleções de uma década atrás.
|
January Jones, no Emmy 2010, e Jennifer Hudson, no Grammy 2011, usando mullet dresses da Versace |
Nosso último exemplo ilustrativo: em 1997, na premiere do filme "Quatro casamentos e um funeral", a linda Elizabeth Hurley causou furor na festa ao chegar com seu namorado Hugh Grant, ator principal do filme, usando um vestido Versace preto com decote e ousada fenda na cintura. O que à época pareceu irreverente, anos depois tornou-se comum. Vejam, por exemplo, o Emili Pucci usado por Karolina Kurkova no ano passado:
Como deu para perceber, a Versace sempre esteve à frente do seu tempo, pois como qualquer marca que se preze, sempre fez questão de ser criativa e ditar tendências, em vez de apenas acompanhá-las. Caso fizéssemos pesquisas por coleções antigas de outras marcas, chegaríamos à mesma conclusão quanto a elas.
É interessante ver como a moda é mesmo eterna e as ideias não se perdem nunca. Criações de uma época tornam-se obsoletas dentro de algum tempo, mas dê apenas mais uns anos e a moda volta! Além do mais, coleções de qualidade e originalidade nunca perdem seu valor. Para ter certeza disso, basta dar uma olhada nos vestidos abaixo. Como são lindos! Dá pra dizer que foram feitos há dez anos atrás?
Uma boa dica para quem precisa de um look magnífico para uma ocasião especial e não quer mais do mesmo, é buscar inspiração em antigas coleções de marcas renomadas. Além de se diferenciar das demais, você vai parecer pioneira e ousada. Mas tem que ser de uma quantidade considerável de anos! Coleções de até 2 ou 3 anos atrás apenas vão fazer você parecer atrasada.
Espero que tenham gostado desta viagem no tempo pelas coleções inesquecíveis desta marca tão brilhante que é a Versace.
Mas é claro que não precisamos ficar presos ao passado! Para terminar, ficamos com a poderosa Gisele Bundchen, estrela da coleção primavera/verão 2012 da Versace. Linda de morrer!
Beijos, Ana!